sábado, 9 de abril de 2011

Após série de atrasos, Nasa prepara lançamento de novo robô para Marte

Os engenheiros das Nasa estão dando os toques finais no mais ambicioso robô já preparado para explorar Marte, antes de despachá-lo para Flórida, da onde será lançado ainda neste ano.
Um pequeno exército de técnicos, vestindo trajes especiais para não contaminar o equipamento, luta contra o relógio numa sala estéril do laboratório de Propulsão a Jato (JPL) na montagem da máquina, chamada Curiosity, e no teste de seus instrumentos científicos.
A missão de US$ 2,5 bilhões (R$ 4 bilhões) deveria ter sido lançada em 2009, mas dificuldades durante a construção forçaram o atraso de dois anos.
Com lançamento previsto para o fim de novembro, engenheiros vêm se ocupando com o teste dos diversos sistemas na sonda – ao mesmo tempo em que tentam garantir que nenhum contaminante terrestre pegue uma carona até Marte.
O robô, movido com energia nuclear, tem o tamanho de um pequeno veículo utilitário e analisará rochas e solo para determinar se o planeta vermelho já teve um ambiente capaz de sustentar vida. Ele levará os mais avançados instrumentos já enviados à superfície marciana, incluindo um laser capaz de vaporizar amostras de rocha à distância, para que os gases liberados possam ser analisados.
Para o desespero de alguns fãs da exploração espacial, o Curiosity não levará a câmera 3D de alta resolução que o diretor de Avatar, James Cameron, estava ajudando a Nasa a construir. O projeto foi abandonado depois que a agência espacial concluiu que não haveria tempo de testar a lente de zoom da câmera antes do lançamento.
Cientistas esperam que o Curiosity avance nas descobertas já feitas pelos robôs Spirit e Opportunity, que encontraram provas geológicas da presença de água em Marte, no passado, e da estação Phoenix, que encontrou gelo e neve no pólo norte do planeta.
O caminho do Curiosity rumo ao lançamento vem sendo acidentado. Foi preciso redesenhar o escudo de calor do robô, e consertar defeitos em seu paraquedas. A Nasa também enfrentou atrasos por parte de fornecedores, o que afetou o prazo de lançamento e o custo da missão.
Parte do que faz o Curiosity um desafio técnico tão grande é o fato de a Nasa jamais ter construído um robô móvel tão complexo.
Embora a viagem até Marte e a entrada na atmosfera sejam semelhantes aos enfrentados por missões anteriores, a Nasa está testando uma tecnologia inédita para o pouso.

Em vez de usar airbags para quicar no solo até parar, os 900 quilos do Curiosity serão descidos gentilmente, por meio de um guindaste voador.
A Nasa começará a enviar partes do robô para Cabo Canaveral a partir do mês que vem. A janela de lançamento, de três semanas, abre-se em 25 de novembro.
A preparação para o lançamento envolve uma grande campanha de divulgação.
Em outubro de ano passado, a Nasa instalou uma câmera sobre a sala estéril, o que permite que qualquer pessoa ligada à internet assista, ao vivo, a construção do robô. Não há áudio simultâneo, mas a agência espacial realiza bate-papos periódicos para explicar o que se passa à audiência. O Curiosity também tem uma conta no Twitter, com mais de 29.000 seguidores.
(com informações da AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário