sexta-feira, 15 de abril de 2011

Avião elétrico é apresentado na França


Aeronave foi batizada de Cri-Cri. Bateria de lítio dá 30 minutos de autonomia de voo.

Em parceria com a Aero Composites Saintonge e a Greencri-cri Association, a EADS Innovation Works apresentou o Cri-Cri, o primeiro avião totalmente propelido por motores elétricos. O avião de demonstrações aéreas já havia sido apresentado no Green Aviation Show, Le Bourget de 18 a 22 Junho.

Esse avião de demosnstração aérea incorpora inúmeras inovações tecnológicas tais como estruturas em materiais compostos ultraleves que reduzem o peso e compensam pelo peso adicional das baterias dos quatro motores elétricos com pás contra-rotatórias que propelem o avião com zero emissão de CO2 e significativa redução de ruído comparados aos motores térmicos. A energia é armazenada em baterias Lítio de alta densidade.

A utilização combinada destas inovações tecnológicas ambientalmente amistosas permitem ao Cri-Cri a seguinte performance: vôo autônomo de 30 minutos ao uma velocidade de cruzeiro de 110 km/h, 15 minutos de acrobacias aéreas a velocidades de até 250 km/h, e uma taxa de ascensão de aproximadamente 5.3 m/sec.

Os testes de voo estão sendo realizados. Esse avião de quatro motores elétricos é o início de uma nova geração de aeronaves ambientalmente amistosas e de alta performance.


Avião elétrico Cri-Cri se prepara para decolar em aeroporto de Paris. Sua bateria de lítio dá 30 minutos de autonomia de voo. (Foto: AP

Voo do avião elétrico Cri-Cri (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário