Todos sabemos que uma das principais vantagens dos smartphones são as milhares e espantosas apps que permitem personalizar o nosso dispositivo móvel ao nosso gosto e da maneira que pretendemos. Pois bem, um designer sul-coreano de nome Jeongche Yoon (tive que fazer copy-paste porque este nome é difícil de escrever logo) pegou nesta ideia e propagou-o para o mundo automóvel.
Tratando-se ainda de um conceito, este designer criou o NULL, um carro com um design único e equipado com um dock para aplicações (entenda-se acessórios) para cada tipo de uso do automóvel e de acordo com a pessoa que o conduz. Para entender realmente do que se trata, vale a pena assistir ao vídeo em baixo que mostra alguns exemplos tais como os suportes de bicicleta ou pranchas e mesas retrácteis:
Tal como nos smartphones, os condutores podem “fazer o download” das aplicações que acharem mais interessantes. Para além disso, o carro seria eléctrico, o que pode ter ainda mais apelo para a nova geração de consumidores de equipamentos de tecnologia sustentável.
NULL - carro conceito estilo app
Embora do ponto de vista da engenharia automóvel este conceito está ainda muito àquem das capacidades actuais da indústria, cada empresa podia desenvolver a sua própria “aplicação”. Sugestões para apps? Uma aplicação para monitorização do consumo da bateria e uma aplicação para gerir o espaço de armazenamento da bagagem :)