terça-feira, 12 de abril de 2011

Como montar um amplificador de áudio de alta eficiência com o ci tda7294s


O esquema aqui mostrado, é descrito uma proposta de circuito para um amplificador de alta eficiência que pode ser adotado para aplicações HI-FI e automotivo.A limitação de implementar soluções de alta potência é a dissipação de calor e o tamanho da fonte de alimentação. Isso é devido a baixa eficiência dos amplificadores convencionais de classe AB.
O TDA7294S é um amplificador de potência MOS 
monolítico que pode ser operado com fonte de alimentação de 90V (100 volts sem sinal aplicado) com correntes de até ±6.5 A.
Isto permite o uso deste dispositivo como um amplificador de muita alta potência (até 100W potência de pico com T.H.D. =10% e Rl = 4 Ohm); a única desvantagem é a dissipação de calor, dificilmente manejável nessa gama de potência.
O TDA7294S foi projetado também para trabalhar em modo de alta eficiência.

Por isto há quatro pinos para alimentação: dois planejado para a parte de sinal e dois para o parte de potência.
T1 e T2 são dois transistores de potência que só operam quando o fonte de alimentação de saída atingir um certo limite (por exemplo 20 W). Se aumentar a potência de saída, estes transistores são chaveados quando mais tensão na saída for necessário.
Os geradores de corrente formados por T4, T7, diodos zener Z1, Z2 e resistor R7,R8 definem a mínima queda de potência pelo transistores MOS do TDA7294S. L1, L2, L3 e o snubbers C9, R1 e C10,R2 estabilizam os loops formadas pelos circuito "bootstrap " e o estágio de saída do TDA7294S.
Considerando como máxima potência de saída (sinal musical) de 20W, no caso de alta eficiência, o valor de resistência térmico necessário para o dissipador de calor é 2.2°C/W (Vs = ±45V e RL
8,Ohm).
Todos os componentes (TDA7294S e transistores de potência T1 e T2) pode ser colocado em um dissipador de calor de 1.5°C/W, com os darlingtons de potência isolados eletricamente do dissipador de calor.

Clique nas imagem pra ver em tamanho maior

Esquema do amplificador

Amplificador de alta eficiência com tda7294s clique para ampliar

Sugestão de placa de circuito impresso




Amplificador de alta eficiência com tda7294 placa de circuito impresso

Placa lado dos componentes

Amplificador de alta eficiência com tda7294 placa de circuito impresso lado componentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário