sábado, 9 de abril de 2011

Melhor computador do mundo é 36.000 vezes mais rápido que um PC comum


Editora Globo
O supercomputador Jaguar é o mais rápido do mundo
A mais nova versão da lista dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo foi divulgada na Conferência Internacional de Supercomputação, que aconteceu na Alemanha. A lista, que é publicada a cada dois anos, apontou dois computadores chineses entre os dez primeiros lugares, fato inédito.
Mas o primeiro lugar ainda é americano. Segundo a BBC, o computador mais potente do mundo é conhecido como Jaguar, e pertence ao Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee. Ele possui uma velocidade de 1,75 petaflops e é usado para pesquisas em astrofísica, ciências climáticas e energia nuclear.
Um petaflop é o equivalente a um quadrilhão de cálculos por segundo. Para efeitos de comparação, um computador normal demoraria 10 horas para fazer o mesmo número de cálculos que o Jaguar faz em um segundo. Ou quatro anos para fazer o que o Jaguar faz em uma hora. Ou seja, é 36 mil vezes mais rápido que um PC.
O segundo lugar da lista é o chinês Nabulae, que pertence ao Centro Nacional de Supercomputadores, na China. A velocidade dele é de 1,2 petaflops, o que representa o dobro da velocidade alcançada pelo primeiro lugar da lista anterior, de 2008.

No entanto, o Nebulae tem uma velocidade teórica e nunca alcançada de 3 petaflops, o que o faria o mais rápido do mundo. Isso demonstra o quanto a China avançou no campo da computação. As máquinas chinesas costumam ser usadas para pesquisa industrial, como o desenho de aviões e a exploração de petróleo.
É interessante notar que a maior parte dos computadores que estão na lista não usa o sistema Windows, e sim o Linux. O mais assustador é que a inscrição é voluntária: só apareceram na lista os computadores que se candidataram ao prêmio. Segundo a BBC, podem existir computadores mais potentes ainda, que são mantidos em segredo por governos e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário