sábado, 9 de abril de 2011

Samsung apresenta lançamentos para 2011


No dia 29 de março, a capital chilena Santiago foi o palco do Samsung Forum 2011, evento latino-americano em que a empresa mostra os principais lançamentos que chegarão às prateleiras das lojas durante o ano corrente. A Geek foi até lá e conferiu as novidades da gigante coreana.
O evento, que reuniu coletivas e um showroom com demonstrações e protótipos dos principais lançamentos, teve como principal vedete o Samsung Galaxy S II, a evolução de seu bem sucedido smartphone Android.
Só que o novo Galaxy não foi a única novidade e nós estivemos lá para conferir muitos dos produtos que a fabricante tem no forno, de tablets e smartphones a robôs faxineiros, passando por muitos monitores 3D e notebooks agilíssimos.
Em 2011, a Samsung traz como tema o lema “Smarter Life”, que em tradução significa vida mais inteligente. Isso significa que a empresa direcionou seu foco para designs mais fáceis de usar e uma integração entre produtos. O conceito “smarter” remete ainda para as chamadas Smart TVs, televisões conectadas que substituem computadores em acesso a portais e serviços de vídeo, além de compartilhar o conteúdo com notebooks, desktops e câmeras digitais.
Dentre os televisores, a série D8000 chama a atenção ao praticamente remover toda a “moldura” existente ao redor da tela. A impressão que se tem é que a televisão acaba nas extremidades das imagens que estão sendo reproduzidas.
A empresa também apostará pesado em televisores com tela 3D e óculos de tecnologia ativa (ou seja, pares de óculos eletrônicos que funcionam a partir do uso de baterias e utilizam um fechamento alternado de lentes que simulam ao cérebro a imagem tridimensional).
Outro ponto alto em telas fica por conta dos novos monitores da companhia, com design aprimorado e capacidades interessantes, como dispensar computadores para funcionar, podendo ser usados como TV ou ligados a tocadores e câmeras digitais. Ficamos entusiasmados com um dos aparelhos, o SA950, que ao toque de um botão analisa e converte imagens 2D, que passam a ser vistas em 3D com os óculos ativos.
A linha de câmeras também foi renovada. A Samsung expandiu sua linha de câmeras com LCD frontal para autorretratos; as novas câmeras são disponíveis em várias cores metálicas que camuflam as telinhas auxiliares quando estas não estão sendo usadas. Percebendo a competição crescente entre câmeras de bolso e celulares, a empresa também criou a SH100, que conta com conexão sem fio embutida para enviar suas fotos imediatamente para computadores próximos, TVs Samsung Smart ou mesmo diretamente para redes sociais. A série NX de câmeras de lente intercambiável está curtindo o embalo do sucesso que obteve desde seu lançamento há um ano, e será acrescida de novos produtos: a câmera NX11, atualização do modelo original da série, e cinco novas objetivas a serem lançadas ao longo do ano, cobrindo toda a gama de comprimentos focais a que os fotógrafos profissionais estão acostumados.
O notebook Samsung Série 9 surpreende com sua tela de LED de 13 polegadas. Graças à tecnologia SuperBright, também empregada nos smartphones e tablets da companhia, o aparelho é capaz de carregar imagens de cores vivas e alto brilho.
O aparelho da série 9 utiliza a tecnologia de processadores i5 da segunda família Core i, da Intel, de codinome Sandy Bridge. Representa um alto poder de processamento, e seu design em duralumin, alia resistência e peso de 1,3 kg, o que o coloca como um fortíssimo competidor dos netbooks.
Gostamos bastante também da SR040, mesa Surface da Samsung que deve chegar ao mercado no segundo semestre. Quem nunca ouviu falar, Surface é uma plataforma de aplicações sensíveis ao toque que a Microsoft anunciou em 2008 e que permite, entre outras coisas, acessar dados de portáteis que são dispostos sobre ela ou jogar games sensíveis ao toque em equipe. Em testes com o protótipo, a resposta da mesa não foi tão boa quanto desejávamos, algo que esperamos que seja resolvido até que chegue ao mercado.
Apesar de não ser o foco de nossos leitores, a Samsung trouxe alguns novos integrantes interessantes para a sua linha branca, entre eles um refrigerador de quatro portas, uma máquina de lavar com tecnologia que amassa menos as roupas e economizam mais energia e água; um micro-ondas de interior de cerâmica que suja menos e, talvez o mais legal, um robozinho que executa limpezas domésticas que vem concorrer com o já famoso Roomba.
Para fechar, a vedete da empresa, a família Galaxy, que citamos no começo deste artigo. O SII é elegante, fininho (com apenas 8,49 mm de espessura) e muito leve (116 gramas), mas nem é esse o seu principal ponto forte. O aparelho Android (2.3 Gingerbread) tem tela AMOLED de 4,27 polegadas, processador de 1 GHz de dois núcleos e é capaz de reproduzir arquivos de alta definição, inclusive codificados em DivX. Traz dentro de si, além da capacidade de reproduzir Flash e ser integrado a serviços Google, soluções corporativas importantes como criptografia, redes VPNAnyConnect Cisco e o Microsoft Exchange ActiveSync.
Em nossos testes com o protótipo, carregamos jogos com efeitos 3D e fomos capazes de rodá-lo de forma fluída, como se estivéssemos em um videogame portátil, o que é um feito para um equipamento tão pequeno e que não se dedica exclusivamente aos jogos.
O tablet Galaxy Tab 10.1, número que se refere ao tamanho de sua tela, também é leve: pesa 595 gramas, e possuem o mesmo processador dual core de 1 GHz dos celulares. A interface Samsung TouchWiz UX, que possibilita uma personalização mais ampla de suas telas de atalho. Uma central de leitura, a Reader Hub, coloca na tela livros, jornais e revistas do mundo inteiro.
Pelo que acompanhamos no evento, pudemos constatar que o 3D é a tecnologia do momento e que chegou para ficar. Vai ser uma boa batalha entre as empresas e as tecnologias adotadas (óculos passivos, ativos ou sem óculos algum) e a Samsung já escolheu seu lado, os óculos tecnologia ativa.
Quanto às outras frentes, a Samsung parece ser a única empresa no momento com ferramentas e possibilidades reais de enfrentar a Apple, toda-poderosa no mercado atual de smartphones, e a briga parece que vai ser boa. Vamos aguardar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário